Sete Dicas para Fazer uma Boa Redação no Enem 2018

||||

No último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017, apenas 53 estudantes tiraram a nota máxima na redação, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Para ajudar mais alunos a conquistarem a nota mil no Enem-2018, separamos algumas dicas para ter uma boa pontuação na prova.

1- Mantenha-se atualizado

Estar atento em relação aos assuntos da atualidade. Questões culturais, memória e cidadania são temas com chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis.

2- Treine o tempo

Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção. Neste sentido, treinar o tempo gasto para desenvolver a redação é fundamental.

3- Entenda a norma culta

Acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para alcançar uma boa nota. Esteja atento às correções feitas em suas redações por professores, estude as regras gramaticais, e tente não errar no próximo texto.

4- Acostume-se com o espaço da dissertação

Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço.

5- Faça redações semanalmente

Inclua a preparação de um texto dissertativo argumentativo. Dominar técnicas de escrita e uma boa apresentação do tema e de argumentos é preponderante para ter um texto exemplar.

6- Aprenda a criar uma boa proposta de intervenção

O candidato deve refletir e argumentar sobre o tema apresentado, sugerindo uma solução benéfica para a sociedade. Esses argumentos não podem ser superficiais. O estudante deve utilizar elementos externos no texto.

7- Tenha um repertório cultural amplo

Utilizar citações da música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação.

Compartilhar:
Rolar para cima