OUTUBRO ROSA

Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com a campanha intitulada “Outubro Rosa”. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países do globo para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil. Algo em torno de 25% do público feminino perdendo apenas para o câncer de pele. O câncer de mama atinge mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos.

Diante disto, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar as mulheres a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

Durante todo mês são realizadas palestras e a distribuição de materiais informativos à sociedade para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama. No Brasil, a iluminação de monumentos em tons de rosa, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, são mais uma ação de conscientização da campanha.

Fique atenta aos sintomas e procure um médico

O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.

Outros sintomas que podem estar relacionados ao câncer de mama são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. É claro que nem sempre estes sinais estarão relacionados à doença, mas uma avaliação médica é essencial para detectá-la precocemente e aumentar as suas chances de cura.

Não se esqueça! Qualquer um desses cuidados pode fazer toda a diferença e até salvar uma vida. Passe essa informação às pessoas mais próximas de você e cuide-se também!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar

Pular para o conteúdo