Há mais de uma década, Venda Nova do Imigrante contava apenas com a oferta dos ensinos fundamental e médio, o que dificultava sobremaneira o acesso dos concluintes ao ensino superior. A solução desse problema tornava-se mais urgente, já que a região na qual a cidade está inserida apresenta economia promissora e voltada ao agronegócio. Logo, a criação de uma instituição de ensino superior tornava-se uma necessidade inadiável. Iniciou-se então a oferta dos seguintes cursos: Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.
No ano de 2006, a FAVENI diplomou as primeiras turmas. Atualmente, a Faculdade atende aproximadamente 700 alunos nos cursos em que oferece, nos quais se destaca a qualidade do ensino, comprovada pelos resultados do ENADE e avaliações dos cursos pelo MEC.
No que se refere a excelência em educação a FAVENI desenvolve as suas atividades direcionadas a formação de profissionais dotados de competências e habilidades necessárias a inserção e permanência no mercado de trabalho, contribuindo para a evolução da humanidade.